quarta-feira, 29 de abril de 2009

Globo usa golpista para "detonar" Juiz do STF


INACREDITÁVEL!!!

Como é de conhecimento da torcida do Flamengo e do Corinthians, a mídia brasileira, da elite branca e de olhos azuis, defende o presidente do STF Gilmar Mendes, o juiz dos ricos; aquele que está destruindo a Justiça brasileira segundo o nobre Ministro Joaquim Barbosa.

Foi notável a torcida da mídia podre contra Joaquim Barbosa, o primeiro negro a ocupar uma cadeira no STF e que está dando um baile nos seus colegas em matéria de objetividade, Justiça e patriotismo.

Mas o que o Portal G1 (leia-se Globo) publicou ontem ultrapassou todos os limites do ridículo. Eis o título da matéria, seguido do intertítulo:

Empresário pede ao CNJ punição a Joaquim Barbosa por críticas a Mendes.

Luiz Eduardo Bottura pede afastamento de 30 dias para o ministro. 'Isso não envolve apenas dois ministros, mas a imagem do país', disse.

Leia a matéria na íntegra clicando AQUI.

E você, caro leitor, sabe quem é Luiz Eduardo Bottura?
Resposta: é um dos maiores golpistas do Brasil, como mais de 900 processos - como estelionato, falsidade ideológica, extorsão, crimes contra a honra etc.

E sabe de onde foi tirada esta notícia?
Resposta: Da GLOBO de Mato Grosso!!!

Duvida? Clique AQUI para conhecer o empresário (?) que a Globo diz que quer "moralizar o Brasil".

terça-feira, 28 de abril de 2009

Urgente: gripe suína já ataca no Brasil!!!

O mundo todo alarmado com a chamada "gripe suína", e nós brasileiros já escaladados com a Miriam Leitão, aquela jornalista (?) a quem esqueceram de avisar que o neoliberalismo morreu e está enterrado.

Pois a praga suína tem atacado sistematicamente o Brasil todas as manhãs, com aquela carranca de mau humor matinal extensivo ao cabeleireiro que "arma" a cabeleira da dita cuja.

Você acorda cedo para ir ao trabalho e liga a TV no Bom (?) Dia Brasil", apresentado por tucanos que parecem acordar todos os dias "de bode" pintando as maiores catástrofes para o Brasil...

Mas sem dúvida alguma que a grande musa é a Sra. Leitão, a "genial" emissária de José Serra que, no afã de atender ao seu chefe, fala tanta abobrinha contra o governo que virou até comédia...

São muitos os comentários e/ ou prognósticos da suína... Do que eu lembro, eis alguns:


"O Brasil vai parar de exportar e vai quebrar"
Comentário feito quando o dólar desceu à casa dos R$ 2,15 em 2006, perto do período eleitoral... Detalhe: o dólar continuou caindo até chegar a R$ 1,60 e o Brasil continou exportando.

"Já é maxidesvalorização. Das 26 moedas emergentes, o Brasil foi o que mais perdeu. (...) Além disso, os exportadores não estão conseguindo se financiar para produzir; a exportação vai parar"
Comentário quando o dólar subiu no final de 2008, quando estourou a crise mundial.

"O Brasil teve o pior desempenho entre os emergentes"
Comentário feito quando a economia brasileira "bombando", com todos os índices positivos; o número de empregos bate recorde... E a suína quer comprar a etrutura econômica brasileira com a chinesa ou indiana...

"O governo brasileiro tem que fechar a embaixada na Bolívia"
Comentário feito quando Evo Morales decretou a privatização das refinarias na Bolívia e questionou os contratos vigentes que eram altamente prejudiciais ao seu país. Os seus antecessores, corruptos, praticamente doaram o gás natural da Bolívia em troca de gordas propinas. A Petrobrás (e outras empresas) pagavam um preço ridículo pelo gás natural. Se o Brasil cortasse relações com a Bolívia, o prejuízo para as indústrias brasileiras seria catastrófico. Moral da história: o preço do gás boliviano aumentou, a Petrobrás e as indústrias brasileiras (dependentes do gás) continuam lucrando.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO LIXO

Finalmente a imprensa local resolveu abordar o que este blog já vem denunciando há um bom tempo: o lixo em que Juiz de Fora se transformou.

Na Tribuna de Minas que circulará daqui a pouco, está estampada a verdade: o lixo está nas ruas para todo mundo ver.

Mas a reportagem é incompleta, já que credita o problema do lixo apenas à "falha do recolhimento" do lixo. Não é apenas isto. Além do trabalho mal feito, escasseou também a varredura nas ruas que, nas administrações anteriores, era feita regularmente.



Ainda segundo a reportagem, o diretor do Demlurb, Aristóteles Faria, alegou que o problema está na "frota sucateada". Ahahahahaha!!!

Que coisa, não!? Será possível que esse cidadão acha o povo de Juiz de Fora tão imbecil assim?

Ora, leitor, tente responder uma questão simples: como é possível que, na passagem do dia 31/12/2008 para 01/01/2009, de repente a frota do Demlurb ficou sucateada e os garis evaporaram? Que tipo de mágica é essa? De que forma Tarcísio, Bejani e José Eduardo conseguiram manter a cidade limpa?

Isso tudo tem um nome, meus prezados: desrespeito, descaso e chantagem com a população. Pois há muito mau cheiro (literalmente) no ar. Há um claro propósito de emporcalhar a cidade para a opinião pública apoiar a necessidade de a administração dar de presente ao Josemar, o "Rei dos Caminhões", um contrato "com urgência".

Para que você tenha uma idéia do "grande gestor preocupado com a cidade" que é Custódio Mattos, observe que, na capa da Tribuna acima exposta, a reportagem fez questão de expor a foto do bairro Bom Pastor, exatamente onde mora o prefeito. Será que este elemento, quando sai de casa para trabalhar (?), nunca vê o lixo bem no seu nariz?

Para comprovar o que este blog já vem denunciando há tempos sobre o lixo nas ruas, clique nos artigos abaixo (observe as datas):

"Juiz de Fora está um lixo" (27/01/09)

"O Prefeito do Lixo" (19/03/09)

sábado, 25 de abril de 2009

PSDB = Pior Salário Do Brasil

Funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora decidiram paralizar suas atividades. Desta forma, setores essenciais como a saúde, educação e limpeza urbana não funcionaram nesta sexta-feira, dia 24/04/09.

A continuar a truculenta negativa do prefeito em conceder o "aumento" (na verdade é reposição salarial) dos funcionários, segunda-feira deverá ser iniciada uma greve por tempo indeterminado.

É vergonhosa a atitude de um prefeito que se elegeu prometendo "dar um choque de gestão" na prefeitura... Ou seja: se nega em atender a uma justa reinvidicação dos funcionários enquanto torra os tubos com equipamentos inúteis para a sua "Guarda Republicana".

A você, que paga seus impostos em dia, resta espernear com o desmonte do serviço público promovido pelo PSDB. Lembre-se que os professores estaduais de Minas são um dos mais mal remunerados do país; São Paulo, o Estado mais rico, idem. Confira clicando AQUI.

No caso do governador de Minas, talvez o ódio contra os professores de carreira seja porque, em se tratando de "carreira", Aecinho quer tudo para ele.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nem Juracy está conseguindo segurar a peteca

O descaso, incompetência e insensibilidade do governo do Rei Bejani-II, o Todinho, é tão descarado, que nem o Juracy, dono da Tribuna e um dos empresários mais poderosos de Juiz de Fora, está conseguindo mais esconder as c%#@das do prefeito.

É impressionante a gula do novo (?) prefeito em desmontar completamente toda a estrutura administrativa da PJF: projetos sociais, cultura, esporte, lazer, saude, transporte, limpeza urbana...

Enquanto a prefeitura caminha para o caos administrativo, o Rei Bejani-II, o Todinho, esbanja um impressionante festival de esbanjamento de dinheiro público: seja alugando caminhões de lixo num contrato suspeitíssimo, seja renovando contrato com a suspeitíssima Queiroz Galvão ou seja comprando porcaria para a sua "Guarda Republicana".

E isto é só o começo, meus prezados... Ainda temos muito tempo de caos, desordem e ódio para suportar...

Bem que, antes das eleições, este blog quis alertar, mas a justiça mandou tirar do ar...

Arthur Virgilio, o inútil

Deu hoje na agência de notícias oficial do PSDB, também conhecido como "Jornal Nacional": o Congresso Nacional gasta milhões em projetos inúteis, os chamados "projetos sem impacto" ou "irrelevantes".

Para você entender: para cada projeto aprovado, o autor do mesmo fatura os dividendos políticos do feito. E quanto mais irrelevante, mais fácil de ser aprovado. Mas acontece que isto custa muito dinheiro.

Pois o Jornal Tucanol, digo, Nacional mostrou um montão de projetos que a edição do jornal considerou inúteis, como o "Dia Nacional do Rock" proposto pelo deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA).



Mas o que o Jornal Nacional escondeu de nós, otários, é o campeão de projetos inúteis: o muso da Rede Globo, o senador Arthur Virgilio (PSDB-AM).

Segundo o Portal Transparência Brasil, Arthur Virgilio é o senador mais inútil do Congresso, com 859 projetos inúteis aprovados.

Confira clicando AQUI para ler a notícia ou clique AQUI para ir diretamente ao relatório do Transparência Brasil (em formato PDF, você vai encontrar ao final da página 12). Eis um trecho extraído do documento:

"Tomando-se as matérias com pouco ou nenhum impacto, os dez mais ativos estão listados na tabela abaixo. De longe o senador mais ativo é Arthur Virgílio, responsável por 867 do total de 2.205 apresentadas na Casa. Grande parte das matérias sem impacto são Moções emitidas automaticamente, e por isso consideradas como aprovadas (entre parênteses, na última linha, os porcentuais em relação aos totais do Senado."

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pimenta nos olhos do povo (literalmente)

Até mesmo a custodista Tribuna não pôde esconder o óbvio: é escandalosa a insensibilidade da administração de Bejani-II.

Neste dia 23 de Abril, o jornal divulga a trágica situação do SUS em Juiz de Fora. Faltam médicos e equipamentos básicos para o funcionamento.

Enquanto isto, o prefeito anuncia a aquisição de spray de pimenta para a guarda municipal.
Para quê? Para potencializar a truculência de uma guarda despreparada? Para inibir possíveis manifestações contra essa administração?

Clique AQUI para ler o que este blog já publicou sobre uma grave denúncia contra a guarda munipipal.

Agora, caro leitor, prepare-se para a conta do novo brinquedinho que Todinho comprou para seus homens: R$ 72.984,00!!!
Está na pág. 4 da Tribuna de Minas...

Ministro Joaquim Barbosa "enquadra" Gilmar Mendes

Até que enfim!!!

O juiz protetor dos ladrões ricos, Gilmar Mendes, finalmente encontrou alguém que o peitasse: o grande Ministro do STF Joaquim Barbosa. Este sim merece todo o nosso respeito e apreço.

Assista ao vídeo em que o Ministro Barbosa põe Gilmar Mendes no seu devido lugar:

terça-feira, 21 de abril de 2009

Prefeito põe Juiz de Fora no site "Máfia do Lixo"

Sim, senhoras e senhores...

O ilustre prefeito conseguiu colocar Juiz de Fora mais uma vez na vala dos noticiários envolvendo o lixo...

Há um portal criado especialmente para denunciar os desmandos envolvendo aquilo que se transformou na maior mamata para a corrupção no Brasil: os contratos com o lixo envolvendo as grandes cidades...

O site tem uma visita diária de cerca de 12 mil pessoas em mais de 100 países diferentes.

O polêmico contrato entre a prefeitura e a Queroz Galvão e a mais recente indecência de alugar os caminhões de lixo já puseram Juiz de Fora no desonroso ranking das cidades onde pairam muitas dúvidas sobre os negócios envolvendo o lixo...

Confira no site MÁFIA DO LIXO

Ali dentro do site você tem a possibilidade de pesquisar por assuntos...
Digite, por exemplo, "queiroz galvão" e veja por si mesmo como tal empreiteira aparece na "Máfia do Lixo"...

Clique AQUI e veja como Juiz de Fora se "apresenta" no site...

Obrigado, Todinho, por proporcionar aos cidadãos juiz-foranos mais esse tapa na cara...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mídia e Daniel Dantas

Por Oswaldo Costa

Não se trata de cobertura dos fatos, se trata de um ataque à consciência dos telespectadores
Na noite de 19 de abril o programa de variedades Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma suposta reportagem sobre um conflito ocorrido numa fazenda do Pará, envolvendo “seguranças” (o termo procura revestir de legalidade a ação de jagunços) da fazenda do banqueiro Daniel Dantas e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Só pude descobrir que se tratava de propriedade do banqueiro processado por inúmeros crimes e protegido por Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, após ter vasculhado algumas páginas na internet em busca de meu direito de escutar o outro lado da notícia, a versão dos fatos dos sem terra, pois na reportagem eles aparecem como invasores, baderneiros, seqüestradores da equipe de reportagem da Rede Globo, assassinos em potencial, e ao final, corpos de militantes aparecem baleados no chão, agonizantes, sangrando, sem nenhum socorro, e a reportagem não fornece nenhuma informação sobre o estado de saúde das vítimas.

Sem ter acesso às causas do conflito, e a nenhum dos dois lados envolvidos, o telespectador se vê impelido a acompanhar o julgamento que o narrador da reportagem e a câmera nos sugere. No caso, tendemos a concordar com a punição dada aos desordeiros: “que sangrem até morrer!”, ou “quem mandou brincar com fogo?!” podem ser algumas das bárbaras conclusões inevitáveis a que os telespectadores serão levados à chegar.

Nós, em nossas casas, consumidores do que a televisão aberta nos apresenta, não temos direito ao juízo crítico, porque o protocolo básico das regras do jornalismo não é mais cumprido. Nós somos atacados em nosso direito de receber informações e emitir julgamentos, nós somos saqueados por emissoras privadas que mobilizam nosso sentimento de medo, ódio e desprezo, para em seguida nos exigir sorrisos com a próxima reportagem.

Como um exercício de manutenção da capacidade de reflexão, precisamos nominar esse tipo de ataque fascista com os termos que ele exige. A ilusão de verdade deve ser desmontada, a suposta neutralidade deve ser desmascarada, caso a caso, na medida de nossas forças.
Seguem questionamentos à reportagem, com o intuito de expor o arbítrio de classe da Rede Globo, para que esse texto possa endossar a documentação que denuncia a irregularidade das emissoras privadas e protesta contra a manutenção de concessões públicas para empresas que não cumprem com as leis do setor.

1º) Por que a Globo protege Dantas? Por que a emissora não tornou evidente que as terras pleiteadas pelo MST para Reforma Agrária são de Daniel Dantas? Qual o grau de envolvimento da emissora nas manobras ilícitas do banqueiro?

2°) Por que o MST não foi escutado na reportagem? Quais os motivos do movimento para decidir ocupar aquela fazenda?

3°) As imagens contradizem os fatos. A câmera da equipe de reportagem aparece sempre posicionada atrás dos seguranças da fazenda, e nunca à frente dos sem terra.
E vejam informação da Agência Estado: “A polícia de Redenção informou a Puty [Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo do Pará] não ter havido cárcere privado de jornalistas e funcionários da Agropecuária Santa Bárbara, pertencente ao grupo do banqueiro Daniel Dantas e que tem 13 fazendas invadidas e ocupadas pelo MST. Os jornalistas, porém, negam a versão da polícia e garantem que ficaram no meio do tiroteio entre o MST e seguranças da fazenda”

Clique AQUI para ler.

Quer dizer, nem mesmo os grandes jornais conservadores estão fazendo coro com a cobertura extremamente parcial da Rede Globo.

4°) Ocorreu um tiroteio mesmo? Só aparecem os jagunços da fazenda atirando, e com armas de calibre pesado. E a imagem dos feridos mostra os sem terra baleados e um jagunço de pé, com pano na cabeça, possivelmente contendo sangramento de ferimento não causado por arma de fogo, dado o estado de saúde do homem.

5º) Por que os feridos não são tratados com o mesmo direito à humanidade que as vítimas de classe média da violência urbana? Eles não têm nomes? O que aconteceu com eles? Algum morreu? Quem prestou socorro? Em que hospital estão? Por que essas informações básicas foram omitidas?

6°) Por que mostrar como um troféu a agonia de seres humanos sangrando no chão, sem nenhum socorro?

Osvaldo da Costa
osvaldodacosta@gmail.com

Ainda sobre este assunto, veja um ótimo artigo no Observatório da Imprensa que trata do "Manual de Redação da Mídia Podre"

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Custódio: a nova estrela da "mesa de monólogos"

Como é de conhecimento da torcida do Flamengo e do Corinthians, há um espaço num canal de TV em Juiz de Fora que sistematicamente propagandeava Bejani. Da mesma forma, um jornal local servia como um folhetim dos "grandes feitos" do prefeito.

Agora, a nova estrela do canal de TV (e do jornal) é o prefeito eleito Custódio que, aliás, no dia 14/04/2009 preencheu todo o espaço do programa 'Mesa de Debates (sic)' para justificar e tentar convencer a população que o contrato de aluguéis de caminhões do Demlurb é um excelente negócio para a cidade.

Por uma grande "coincidência", o jornal "Diário Regional" fechou com Rei Bejani II ( sucessor de Bejani I), um contrato para publicar os atos do governo municipal. Vale lembrar que outros dois jornais locais (JF Hoje e Tribuna de Minas) também particparam da concorrência.

A este blogueiro soa por demais estranho que o jornal vencedor seja, estruturalmente, o mais fraco da cidade. Inclusive, em pleno séc. XXI, o tal jornal ainda não possui uma edição online (internet) para que, inclusive, a população pudesse ter democraticamente acesso aos atos da prefeitura.

Bom, prezado leitor, agora vamos relaxar um pouco com um "Recordar é Viver"...
Assista ao vídeo:

terça-feira, 14 de abril de 2009

Os "sem dias" de Custódio

Sim: deveríamos estar fazendo um balanço dos "cem dias" da administração (?) de Custódio...

Mas os "sem dias", expressão bolada por Omar Peres, é exatamente o retrato do que foi, do que está sendo e do que será o governo do ilustríssimo político Custódio...

Acredite se quiser: nem na gestão do malfadado prefeito Bejani tivemos um início de governo tão catastroficamente medíocre como estes primeiros dias de Custódio à frente da administração (?) da cidade.

Vamos aos fatos "comemorativos" dos "SEM DIAS" do desgoverno Custódio. Muitas destas notícias já foram publicadas aqui neste blog (com links e tudo mais):

1- Traiu sua base de apoio na campanha e nomeu amiguinhos medíocres velhos de guerra (muitos nomes conhecidos da administração Bejani);

2- Logo que assumiu, alardeou que a prefeitura estava quebrada. Este é um velho estratagema para se safar das responsabilidades. Em seu blog, Omar Peres conseguiu provar que Custódio está mentindo. O caixa da prefeitura não está no vermelho;

3- Promoveu o aumento do IPTU acima da inflação e passou a cobrar nos bairros mais carentes onde, antes, os moradores eram isentos;

4- Fez pouco caso da ditadura imposta pela guarda municipal, que censurou o produtor cultural Gueminho;

5- Autorizou o aumento da Cesama em 16% após bejani ter dado um aumento de 33%. Logo, isto representou um aumento real de 54% em dois anos.

6- Provocou a greve patronal dos empresários de ônibus, que usaram funcionários como massa de manobra. Ou seja: os empresários sonegaram os direitos trabalhistas dos cobradores e motoristas exatamente para provocar o caos na cidade.

7- Privatizou os serviços do Demlurb, quer alugar caminhões a preços absurdos... E transformou a cidade num lixo a céu aberto, já que o desmonte do Demlurb atingiu a varredura regular nas ruas de Juiz de Fora;

8- Nomeou secretário de ação social acusado de irregularidades; e depois o mesmo secretário "pediu pra sair";

9- Sucateou a saúde pública, que está pior que a administração Bejani...

10- Disse na campanha que "a verba do governador para Juiz de Fora para a contrução do viaduto e do hospital era real e estaria disponível nos primeiros dias do seu governo. Não fez nem cócegas para fazer sair do papel o hospital ou o viaduto da Getúlio;

11- Deu banana para a tragédia de Santa Tereza...

Mas nem tudo são espinhos nos primeiros dias da administração (?) Custódio... Ele está fazendo (e muito) para concretizar as seguintes obras:

- Construção de uma mansão num condomínio de luxo;
- Comprou uma fazenda;
- Presenteou a filha com um apartamento de milhões em área nobre do Rio.

Estas informações foram tiradas DAQUI.
http://omarperes.blogspot.com/2009/03/custodio-engana-toda-sociedade-ao.html

sábado, 11 de abril de 2009

Hoje é dia de malhar o judas...

Pela tradição de diversas comunidades católicas, o Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas, o apóstolo que traiu Jesus em troca de 30 dinheiros...

E os juiz-foranos têm motivos de sobra para "comemorar" este dia malhando o homem que traiu o eleitor...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sorria! Você está sendo enganado...

O leitor está careca de saber que todos os escândalos que pipocam na administração Custódio, ou, Bejani-II, não é novidade alguma para este blogueiro.

Agora, surge um novo engodo...

Após prometer reestruturar o Demlurb e firmar o compromisso de não terceirizar os serviços, agora o prefeito me vem com um contrato absolutamente escandaloso de "aluguel de caminhões"...

Alega o Sr. prefeito que ficaria inviável comprar caminhões coletores de lixo, que custaria R$ 300 mil cada um e que a prefeitura não possui CND para financiar uma prestação...

Omar Peres, em seu blog, destruiu toda a argumentação estúpida da prefeitura e desmoralizou o prefeito. Clique AQUI para ler. Omar ainda lembrou muito bem: se está difícil financiar, basta fazer um contrato de leasing que sairia muito mais barato que a escandalosa licitação para aluguel de caminhões POR QUATRO ANOS!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Finalmente Custódio cumpriu uma promessa!!!

Nem só de incompetência e descaso vive a nova administração da prefeitura de Juiz de Fora...

Pois este blog tem o prazer de anunciar, em primeira mão, que o tão prometido hospital da Zona Norte finalmente saiu das raias da simples promessa para virar realidade.

Só falta a prefeitura fechar a "licitação" para terceirizar o reboque do hospital da oficina do Bené até o ponto estabelecido na Zona Norte.

Uma fonte deste blog diz que uma das empresas do Josemar teve o melhor preço para o transporte: R$ 300 mil.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Brasil bem na foto

As pessoas podem não gostar do Lula, mas ele é o único presidente do Brasil eleito democraticamente que conquistou um impressionante respeito e popularidade lá fora.

Lá fora, repito. Porque aqui dentro do Brasil, os barões que loclupetaram-se com a miséria nacional não admitem que um operário de origem humilde assuma o poder. É um pensamento preconceituoso, mesquinho e burro
.

Está evidente que o Brasil finalmente "subiu" no conceito mundial. Considero que Lula acertou em cheio quando, logo no início do seu mandato em 2003, saiu como mascate pelo mundo vendendo produtos brasileiros e principalmente para mostrar que ele não estava ali como mais um tecnocrata a comandar uma republiqueta de bananas.

Lula, isto sim, exigiu que o mundo olhasse para os países "não importantes". Não satisfeito, foi atrás dos outros líderes que eram preteridos do chamado G-8 para uma espécie de "afronta". Ou seja:: sempre que os oito mais poderosos se reunissem para decidir os rumos do mundo, o "resto" também se reuniria no mesmo período. Resultado: hoje, o tal G-8 enfraqueceu e deu lugar ao G-20. Mérito de quem?

A mídia nacional, porta-voz da "elite branca de olhos azuis", insiste em praticar a afronta suicida de tentar desmoralizar o Lula. Mas chega uma hora que fica até ridículo esconder o óbvio. Se fosse por motivo de moralidade, tudo bem. Mas não é o caso. Este blogueiro sabe, de outros carnavais, que o sonho erótico dos donos do Brasil (elite empresarial, banqueiros, mídia etc.) é devolver o poder aos tucanos, que quebraram o Brasil três vezes.

Vale a pena ler a coluna de Ricardo Kotscho sobre a estúpida omissão da mídia em relevar a moral que nós, brasileiros, conquistamos lá fora.

O Brasil bem na foto
Por Ricardo Kotscho

Na foto dos 31 líderes mundiais reunidos quarta-feira no encontro ampliado do G20 em Londres para decidir os novos rumos do planeta diante da crise, o presidente Lula aparece sentado, sorridente ao lado da rainha Elizabeth 2ª e do anfitrião, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Atrás dele, em pé, com o mesmo sorriso franco, está o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, que deixou o Clóvis Rossi tão encantado durante uma entrevista que nem falou da foto em sua coluna.

Pode parecer um detalhe banal, tanto que a foto não está nem na primeira página da Folha, o jornal que assino e leio no café da manhã. Também não se faz, nos caudalosos textos das páginas internas, qualquer referência à posição privilegiada do nosso presidente na foto oficial.

Quais foram os critérios? Quem determinou onde ficaria cada um dos líderes? Gostaria de saber. Será que não havia nenhum repórter lá quando este time dos donos do poder mundial se ajeitou e posou para a fotografia?

Trata-se de uma imagem emblemática sobre a nova posição que o Brasil ocupa no mundo, pois até pouco tempo atrás não era tão comum o nosso país participar de reuniões deste porte, muito menos o presidente brasileiro sair tão bem na foto, cheio de graça e moral.

“Para um torneiro-mecânico até que está bom demais…”, eu costumava brincar com ele quando o acompanhava a estas reuniões nos dois primeiros anos de governo. Até para o próprio Lula, acho que tudo isso já virou rotina e nem lhe chama mais a atenção.

Mais importante do que a imagem, porém, é a nova atitude da delegação brasileira nestes encontros. Ao invés de ir lá mendigar ajuda ao FMI para não quebrar, agora o Brasil toma a iniciativa de propor uma reforma deste organismo multilateral _ e se propõe a ajudar os países mais pobres.

“Vamos falar de igual para igual. Se for necessário colocar dinheiro como empréstimo, desde que não diminua nossas reservas, não tem problema. O Brasil não vai agir como se fosse um paisinho pequeno sem importância”, avisou Lula na entrevista que concedeu na viagem de trem até Londres, depois de almoçar com o presidente francês Nicolas Sarkosy, em Paris.

Ele agora pode falar isso porque o Brasil durante seu governo não só zerou a famigerada dívida externa como tem hoje mais de 200 bilhões de dólares em reservas internacionais.

Em seis anos e três meses de governo, o antigo líder sindical mudou a cara do Brasil lá fora e é recebido e respeitado pelos principais líderes mundiais como um igual. Hoje à tarde, por exemplo, terá um encontro bilateral solicitado pelo presidente da China, Hu Jintao.

Lula, de fato, não precisa ler os jornais brasileiros para saber o que pensam os homens que decidem os destinos da economia mundial. Fala diretamente com eles e por eles é ouvido como jamais aconteceu antes com qualquer outro presidente brasileiro.

Sei que alguns leitores vão se sentir injuriados e pessoalmente ofendidos com o texto acima. Mas estes são os fatos, meus caros amigos, não há mais como negar. E me sinto muito feliz por poder relatá-los a vocês, ao contrário de alguns colegas que insistem em esconder a realidade.

Obama para Lula: "I love this guy!"
http://www.youtube.com/watch?v=XwseO4eJn3w