quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Custódio, o ausente



Segundo o site Trasnparência Brasil, Custódio é um dos políticos mais ausentes dos 513 deputados. Nas comissões temáticas, Custódio está entre os primeiros no ranking dos deputados gazeteiros. Nas sessões plenárias, Custódio é o quarto mais ausente.
Segundo o argumento de Custódio, tais ausências se devem ao fato de ele ter sido nomeado Secretário de Aécio e ter exercido a função de presidente do PSDB mineiro. Melhor seria se tivesse ficado calado, pois esta é uma "meia-verdade". Explica-se:

Se você visitar o site do Transparência Brasil / Excelências, vai verificar que, na coluna 2 (logo após o nome do parlamentar), aparece o número de sessões às quais ele teria que comparecer. Veja que, do total de 300 sessões, o Transparência Brasil computou números diferentes para diferentes deputados. Isto significa que o deputado estava viajando a serviço da Câmara ou que estava licenciado exercendo um outro cargo público (como é o caso de Custódio). Desta forma, são subtraídos das 300 sessões todos aqueles dias em que o deputado esteve trabalhando fora da Câmara.
Verifique que, descontado o período em que ocupou outras pastas, sobraram para Custódio apenas 33 sessões plenárias e apenas 24 nas sessões temáticas. Apesar de tão poucas sessões, ele conseguiu faltar a 55% e 50% respectivamente.
Confira aqui (na página que abrir, clique em "Câmara dos Deputados/BR")
Confira aqui também (clique também em "Câmara dos Deputados / BR")

Nenhum comentário: