quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bomba! O embuste que José Serra escondia


Responda depressa: o governador José Serra tem curso superior? Ele é formado em quê?

Se você respondeu "sim" e "economista", parabéns! Você está muito bem inform... Ops... pera lá... Você, assim como este humilde blogueiro, está, na verdade, muito enganado.

Vamos com calma, caro leitor. Como todo mundo sabe, José Serra é oficialmente conhecido como "economista". É assim que ele se autodenomina. E é assim que ele conseguiu dar aula na UNICAMP (clique AQUI e comprove). É assim que ele se registrou no TSE (Clique AQUI e em seguida no nome 'José Serra'). Pois no site do TSE está registrado:
Ocupação: Economista
Grau de instrução: Superior completo

E não é que, de repente, o jornalista Paulo Henrique Amorim descobriu que é tudo mentira?
José Serra NUNCA se formou em economia; ele NUNCA foi economista; NUNCA poderia assinar como econonista e NUNCA poderia ter ministrado aula como economista.

Para você entender: no Brasil, não há possibilidade de você exercer qualquer profissão que exija curso superior se você não tiver cursado uma faculdade reconhecida pelo MEC. Desta forma, na prática, o MEC não reconhece como "curso superior completo" se você cursar fora do Brasil e tirar um diploma fora do Brasil. A não ser, claro, que você tenha se formado no Brasil e feito pós-graduação numa instituição estrangeira reconhecida pelo MEC.

Segundo informou Paulo Henrique Amorim em seu site, Serra fez cursos vagabundos no Chile e EUA e não se graduou no Brasil. A trajetória dele foi a seguinte:

- Aos 18 anos fez curso de Engenharia Civil na USP, mas não concluiu;
- Com o golpe de 1964, exilou-se, pela ordem, na Bolívia, Uruguai e por fim no Chile, onde, em dois anos (1965 e 1966) fez "curso de economia" da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe). Ou seja: pelo curso e período, não pode ser considerado curso formal, ou "superior";
- Em 1968, fez "mestrado" em economia pela Universidade do Chile e teria sido professor ali entre 1968 e 1973;

- Em 1974, teria feito Mestrado e Doutorado em Ciências Econômicas na Universidade Cornell, nos EUA, sem nunca ter concluído uma faculdade.
No Chile e nos EUA, não é exido curso superior para fazer pós-graduação, o que não é permitido aqui no Brasil. Além disso, os cursos de pós-graduação que Serra teria cursado em Cornell (que são caríssimos) não são strictu senso, mas lato senso como os fornecidos pela rede privada no Brasil. Em suma: cursos não valem nada em termos acadêmicos.
Clique AQUI para a fonte desta informação.

E agora a BOMBA descoberta pelo (este sim!) doutor em economia Pedro Germano Leal. Escreve o Pedro Germano:

TEXTO NO SITE OFICIAL DO GOVERNO DE SÃO PAULO:
“Obrigado a exilar-se novamente, Serra foi para os Estados Unidos, onde obteve outro mestrado e o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cornell. E foi, por dois anos, professor do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.”


O que eu descobri ?
Que no Institute for Advanced Study (IAS) de Princeton, existem “Professors” (equivalente a algo como professores titulares no Brasil, muito diferente de Lecturer ou Teacher) e “Members”. E…
—- “Each year the School invites as Members some fifteen to twenty visiting scholars with various perspectives to examine historical and contemporary problems, providing a space for intellectual debate and cross-fertilization to flourish. A completed doctorate or equivalent is required by the application deadline of November 15, and Memberships are awarded at both the junior and senior levels. Visiting Members are expected to pursue only their own research, while the School organizes a weekly seminar at which Members as well as invited guests present their on-going work. Visiting scholars are drawn from a wide range of fields including political science, economics, law, psychology, sociology, anthropology, history, philosophy, and literary criticism.” ——

Ou seja, os “membros” não são professores, não são contratados, nem oferecem cursos oficiais: mas apresentam seus trabalhos em progresso eventualmente num dos seminários que são organizados toda semana.
E quem foi um “membro”? O dito cujo:
José Serra
1976-77;1977-78
ECO
Latin American Economies
2002-03 [Dir V]
Ou seja, ele não foi professor nem na China, nem em Princeton - foi aqui, e ilegalmente.
É ridículo e mentiroso que ele afirme ter dado aulas lá.

Leia mais clicando AQUI.




Nenhum comentário: