quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O fator "caixinha de leite" nas eleições de JF



Há cerca de três anos, recebi um e-mail que “denunciava” algo alarmante no leite longa-vida: o número que vinha sob a caixa (vide foto) seria a indicação de quantas vezes o leite foi reprocessado. Ainda que convicto de que aquilo era mais um boato (via spam) espalhado na internet, encaminhei o e-mail para a Tetra-Pak (que detém monopólio da produção das embalagens do tipo). A empresa então, prontamente, me enviou uma resposta bem detalhada (clique AQUI) sobre o significado daquele número.

Hoje, três anos depois, você vai na seção de leite do supermercado e vê o povão naquele furor, selecionando o leite pelo numerozinho sob a caixa. E não adianta os supermercados colocarem cartazes explicando o boato. O blogueiro aqui já tentou, inúmeras vezes, fazer os incautos entenderem o quanto estúpido é o boato. Os argumentos são claros:

- O prazo de validade do leite longa-vida é de seis meses;

- Pela alta demanda, é raro você achar um leite cuja validade expira em menos de três meses. Logo, como é possível que tanto leite perca a validade e seja reciclado?

- A vigilância sanitária proíbe o reprocessamento de leite e a fábrica não teria tanta cara-de-pau em “institucionalizar”, carimbado na caixa, um crime contra a saúde pública.

Mas nenhum argumento parece abalar a crendice popular que, ao que parece, está se firmando como uma espécie de superstição. Alguns chegavam a me destratar. Uma senhora, bronca, chegou a me dizer que “uma amiga viu no MG-TV” que é verdade (que o leite é reprocessado)”.

Alguns chegam a desistir de comprar o leite na promoção “porque só sobraram os números 4 e 5”...

Ante a renitência da estupidez, desisti de tentar explicar.

Agora você entende a força de um boato na cabecinha de um popular que, na preguiça de raciocinar, prefere acreditar na mentira.

Enfim, agora você entende como foi fácil para um certo candidato mau-caráter espalhar boatos contra o adversário.

Nenhum comentário: